Friday, May 11, 2007

Dakar 2007

Local: Comporta, Alcácer do Sal
Data: 06.01.07
Início: 06:30
Fim: 00:30


Defender 90 Azul - Bernardo, Félix e Joãozinho
Defender 90 Branco - João e Luís
UMM - Nuno e Lao

No passado dia 6 de Janeiro metemos-nos ao caminho para seguir o Dakar. O plano era simples: chegar a uma das “zonas espectáculo” perto da Comporta, zona pouco conhecida de qualquer um de nós. Cruzámos parte da caravana das motos e dos carros de apoio na A2, onde saímos na saída de Setúbal de modo a evitar o previsível engarrafamento desta via. Seguimos pela N10 e de seguida pelo IC1 até Alcácer do Sal. Para chegarmos à Comporta, tomámos o caminho mais perto, mais lógico e mais rápido, a N253 que liga Alcácer a Comporta. Foi o que pensaram muitos outros como nós! A fila começava no final da ponte sobre o rio Sado e por isso, tornou-se imperioso pensar numa alternativa. Assim surgiu o plano B: atalhar! Depois de alguns quilómetros completamente perdidos (apenas com o apoio do mapa de estradas da Europcar!) lá encontrámos a N253, no troço já cortado e reservado apenas para a caravana do Dakar. Chegámos a tempo de ver a maioria dos mortards na passagem pela ZE-4. Esta zona espectáculo permitia ver as máquinas em dois locais distintos. Deu para ver um pouco de tudo: O Sousa a parar o Touareg, quedas de mortards, um camião sem pneu! Depois de tanta emoção, decidimos regressar já a tarde ia a meio. O trânsito era intenso na N261. Optámos então pelos estradões de areia paralelos à estrada nacional. Era obrigatório não perder a embalagem nas subidas, caso contrário corríamos o risco de não chegar ao topo… aconteceu várias vezes! Foi aqui que o Defender Branco marcou a diferença em termos de potência. Para o UMM, com limitações de potência e uma idade avançada, as subidas foram sempre um desafio. Os pneus Fedima Extreme que equipavam o Defender Azul e o UMM também pareciam não ajudar em relação aos BFGoodrich Mud do Defender Branco. A noite começava a cair e o objectivo era seguir para Alcacér do Sal, longe da N261 e da N253, o que se tornou dificil uma vez que era necessário contornar a pista da especial. Na escuridão, o líder Defender Azul desceu por um caminho que terminou na pista e não podendo continuar teve que voltar para trás e enfrentar uma subida razoável em areia. Sem possibilidade de ganhar vantagem no balanço, o Defender Azul acelerou para tentar chegar à zona menos inclinada onde o esperavam as restantes máquinas. Nesse preciso momento, o camião 559 Mercedes tripulado por três italianos atola, ficando o pneu direito dianteiro fora da jante. Eis a desculpa que precisavamos para participar no Dakar! A situação do camião era complicada: tinha de se voltar a pôr pneu na jante e enchê-lo com auxílio do compressor incorporado na mesma, completamente enterrada na areia. O camião estava “ligeiramente” inclinado para o lado direito, o suficiente para não ficarmos descansados a trabalhar junto à roda. Chegou mesmo a descair um pouco, assustando quem se encontrava daquele lado. Com os portugas a trabalhar houve alturas em que os italianos só observavam! As horas passavam e ficava tarde para os tugas que ainda tinham de encontrar o caminho de volta, percorrendo alguns quilómetros em areia pela noite cerrada e com alguma neblina à mistura. Deixámos os nossos amigos do 559 que agradeceram (só com palavras!!!) o suor que dispensámos! De volta aos jipes, a subida não foi díficil para o Defender Azul, mas era agora necessário puxar o UMM que não conseguia sair daquela armadilha. Com o guincho do Defender Branco inoperacional (mais tarde descobriu-se que o problema era apenas um mau contacto do comando!) foi o Defender Azul que puxou o velhinho UMM. Com o avançar da noite e visto que o trânsito já ia em Lisboa, a opção agora era regressar a casa pelo asfalto. Mas o esforço elevado num piso muito difícil tinha deixado marcas no UMM: a caixa de velocidade e as redutoras não estavam em boas condições. O passeio tinha obrigatoriamente de chegar ao fim… mas não sem antes levarmos umas recordações para casa quando paramos junto à linha de partida da especial.

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